9 de setembro de 2016

Setembro Amarelo | Mês de Conscientização ao Suícidio

Olá leitores, tudo bem com vocês?

Estamos no mês de Setembro, e você já sabe algo sobre a Conscientização de Prevenção ao Suicídio?
Não? Então segue o post!


Como subtítulo a conscientização tem a seguinte frase: “Falar é a melhor solução.”
O movimento acontece precisamente no dia 10 de Setembro, ele existe desde 2014, porém o número de suicídios, infelizmente, só vem aumentando e a atenção a esse movimento deve ser cada vez mais redobrada. 
A cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, quase já lidera o ranking de mais casos de suicídio no Brasil, e já está na hora de mudar isso!

Dados do Ministério da Saúde e da Organização mundial da Saúde (OMS) apontam que todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas e em todo mundo estima-se que acontece um suicídio a cada 40 segundos. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiros se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
Mas Josi, quem pensa no suicídio apresenta sinais? O que faz elas chegarem nesse ponto? Doenças como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego, migrantes; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer.

Sinais no cotidiano podem mostrar à família que a pessoa planeja ou pensa na possibilidade de suicídio. A maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre “querer morrer”, “sentimento de não valer pra nada”, e assim por diante. Mas é muito importante se manter alerta também com as pessoas que estão a nossa volta e sempre foram super alto astral e do nada se mostraram muito quietas, mesmo que elas não falem, o sentimento pode existir.
Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos de alerta. Por trás deles estão os sentimentos de pessoas que podem estar pensando em suicídio. 

São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com “D”: depressão, desesperança, desamparo e desespero (regra dos 4D). Caso note alguém com este comportamento, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os usuários do SUS. Se necessário, o paciente será encaminhado a um serviço de atenção especializada.

Após ter conversado com duas Terapeutas Ocupacionais, elas me citaram todos esses sintomas e como agir perante a eles, segundo elas a melhor forma é conversar, se abrir, expor os seus sentimentos e o que está levando a você a desistir. E uma delas citou:
"Eu diria que cada um sabe a dor que carrega, mas quem sabe se você compartilhar ela comigo, podemos amenizar a nossa dor. Considero de extrema importância falar sobre o suicídio, pois todos precisam se sensibilizar para perceber ou identificar aquele que precisa de ajuda, sem julga-lo ou fazer pouco caso da situação."

Para complementar o post, resolvi conversar com algumas amigas e pedi para que elas pudessem dialogar comigo, me dar alguma palavra de conforto, como se eu fosse a pessoa em questão, e duas delas me enviaram dois textinhos, que deixo aqui para vocês:

Quando estiver triste, sentindo aquele vazio, olhando para aquele abismo, busque respirar e pensar melhor sobre seus sentimentos, tudo bem se sentir mal as vezes, não há nada de errado em ficar triste, sentir sentimentos confusos, até mesmo aquela sensação de solidão, mas Você não está sozinho, talvez só precise de silêncio.
  Deixei que o silêncio colocasse as coisas no lugar em que elas deveriam estar.” trecho do livro As Vantagens de Ser Invisível onde o personagem lida com questões da sua saúde mental.
 Não é porque as pessoas não falam sobre seus sentimentos o tempo todo que falar do que Você sente é errado, não há nada de errado e Você pode e deve procurar alguém para conversar e aceitar essa parte da sua vida também é importante.
 “Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.” - trecho de As Vantagens de Ser Invisível
 Posso falar sobre os belos lugares que Você ainda precisa conhecer, dos sonhos que precisa realizar e das pessoas que estão na sua volta, mas não será assim que ficará tudo bem, não será fazendo você sentir culpa que as coisas melhorarão. Queria prometer que Você nunca mais irá sentir-se triste e só, mas isso infelizmente acontece e só posso pedir para que seja forte e buscar a luz quando sentir-se na escuridão.
Você não está só.
Autora: Luana Monteiro


Há situações que não vemos soluções, problemas que parecem o fim de tudo... Encontramos-nos em um túnel sem luz... Sozinhos... Não pense que não terá apoio, ou que ninguém se importa. Está errado, eles se importam, mas você está tão cego pela culpa, Pelo medo, pelo problema que não vê! Ás vezes, um conselho amigo, uma ajuda, um ombro pra chorar pode aliviar as coisas. Converse com alguém, bote pra fora tudo que lhe faz mal. Guardar para si nem sempre é uma boa escolha, a gente explode com o tempo, e aí, vem a tragédia! Você não está sozinho, há pessoas que sofrem pelo mesmo que você seja forte! Você nunca estará sozinho!
Gabriela Krug, escritora na página: Tchau, medo

"Houve um dia, que conheci um ser maravilhoso, com sonhos, planos, amigos, profissão... Havia algo nele que ninguém entendia, por mais que era cercado de pessoas, ele era sozinho, e se sentia culpado por coisas que ele não podia resolver, não dependia apenas dele... Ele, aquele homem, tão lindo, e cheio de encanto, resolveu por a vida dele fora, entregando-se para a morte. Botou o fim em tudo, adeus tristeza. Mas será que podemos chamar isso de solução? Há tantas pessoas que queriam ajudá-lo, que poderiam solucionar tudo. Mas era algo dentro dele, ele queria desistir de viver. E desistiu... Deixou amigos, filhos, família... Às vezes, quem mais sorri, e demonstra estar feliz, está passando por momentos de desespero, observe mais, e não negue sua ajuda, não julgue! pode parecer pra você algo pequeno demais pra se importar... Mas você não sabe o que se passa dentro de cada um! Não desista de viver, você não estará apenas desistindo, como estará fazendo todos desistirem”
Gabriela Krug, escritora na página: Tchau, medo

Conversei com mais meninas também e no anonimato citarei algumas frases que me chamaram atenção, e que eu acredito que possam ajudar, lembrando sempre que nem sempre a pessoa em questão consegue buscar ajuda com as próprias mãos, é importante que você como amigo, familiar, converse, mantenha-o em atividade, procure saber do que essa pessoa gosta e do que a aflinge..

- Você não pode lidar isso sozinho, você está doente, é como se estivesse febrio, e você precisa se recuperar.

- Não tenha medo, nós estamos do seu lado.

- Posso cuidar de você?

- Depressão? Você tem certeza que não está rodeado de pessoas que não o fazem bem? Não está na hora de conhecer gente nova e ser feliz?

- Isso não é frescura. Você precisa de cuidado.

- Não podemos perder a Fé em Deus, independente da situação, você não pode se entregar.

VÍDEO SETEMBRO AMARELO: https://www.youtube.com/watch?v=OsiBAFkzKkw&feature=gp-n-y&google_comment_id=z12qzpkwyoaoh1yrx04cfbmq5rmljhtaavg0k

E então, gostou do post? Compartilhe, envie a alguém que precise, ajude alguém!

Um beijão e até a próxima.

4 comentários:

  1. Nem gosto muito de ler sobre isso, me dá um aperto no coração. Já tive alguém na minha vida que tentou suicídio e isso me afeta até hoje, pois eu tive um dedo de culpa nisso. :(

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é horrível mesmo, eles fazem um "jogo" porque no fundo, não é o que eles realmente querem, e sim a única saída que conseguem ver. É realmente impactante.
      Beijão

      Excluir
  2. Olá amiga!
    Não sabia que tinha Setembro amarelo e muito menos que é sobre conscientização de prevenção ao suicídio. Acho que falta mais divulgação nas mídias.

    Espero que esse post, alcance muitas pessoas!

    O vídeo ficou ótimo, grava mais <3
    Beijos e Bom finde <3
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, com certeza falta divulgação, parece que as pessoas fazem pouco caso ou tem vergonha do assunto, ainda é um "tabu".
      Muuuuito obrigada, gatinha!
      Um beijão e boa semana miga! <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.